Quem decide seguir pelo mundo do empreendedorismo tem diferentes desafios para enfrentar em múltiplas áreas. Um exemplo se refere a compreender e incorporar noções de contabilidade no dia a dia.
A contabilidade é fundamental para o sucesso empresarial. Afinal, ela oferece as ferramentas necessárias para entender e controlar as finanças da empresa, permitindo uma gestão melhor e mais estratégica de seus recursos.
Quer usufruir desses benefícios? A seguir, conheça 6 noções de contabilidade básica que todo empreendedor precisa ter!
1. Princípio da entidade
O princípio afirma que a empresa deve ser tratada como uma entidade independente dos donos. Ou seja, as finanças empresariais e as pessoais dos sócios devem ser mantidas separadas no que diz respeito à contabilidade.
Quando os registros financeiros do negócio são misturados com as finanças pessoais, podem surgir diferentes problemas. Um exemplo é a dificuldade em fazer uma análise precisa do desempenho da empresa.
2. Ativo e passivo
Saber a diferença entre ativos e passivos contribui para entender a real situação financeira do negócio. Logo, essa é uma das noções de contabilidade mais importantes que o empreendedor deve ter.
Ativos são todos os bens e direitos que a companhia possui e podem trazer benefícios no futuro, como dinheiro, imóveis, equipamentos e estoque. Já os passivos são as obrigações e dívidas da empresa, como contas a pagar e empréstimos.
3. Patrimônio líquido
O patrimônio líquido é a diferença entre o total de ativos e passivos do negócio. Dessa forma, trata-se de quanto ela tem de restante após subtrair todas as dívidas dos seus bens.
O montante mostra o quanto a empresa possui em termos de recursos próprios. A quantia é o que os gestores podem utilizar para fazer diferentes tipos de investimento em seu crescimento, por exemplo.
4. Continuidade
Entre as principais noções de contabilidade está o conceito de continuidade. Ele pressupõe que a empresa continuará a operar no futuro — sem encerrar as suas atividades. Para fins contábeis, isso significa calcular seus ativos e passivos sem considerar a liquidação deles.
Por exemplo, imagine que você registra um equipamento que utiliza para fabricar seus produtos. O valor do maquinário é calculado considerando seu uso ao longo dos anos, e não quanto ele valeria se fosse vendido no momento.
5. Oportunidade
O princípio da oportunidade trata do momento certo para registrar as transações financeiras. Ou seja, em vez de esperar o pagamento ou recebimento de dinheiro para lançar uma transação, a contabilidade deve registrar as receitas e despesas quando elas ocorrem.
Fazer o lançamento da informação conforme a situação econômica real da empresa permite avaliar sua saúde financeira com mais precisão e fazer um planejamento correto.
6. Receitas e despesas
Entender o fluxo de receitas e despesas é essencial para qualquer empreendedor por possibilitar ter uma visão clara de como o dinheiro entra e sai da empresa. Receitas são os ganhos que o negócio obtém com a venda de produtos ou serviços.
Por outro lado, despesas são os gastos necessários para que o negócio se mantenha em funcionamento. A diferença entre elas resulta em lucro ou prejuízo.
Não importa se a sua empresa é grande ou pequena, conhecer essas 6 noções de contabilidade é vital para o funcionamento dela. Com as informações deste artigo, você pode começar a organizar as finanças do negócio e, assim, utilizar os seus recursos de maneira mais inteligente.
Quer o suporte necessário para a contabilidade do seu negócio? Então confira no blog quais são os benefícios de contar com uma consultoria contábil!