A rotina de uma empresa conta com muitas atividades complexas e regras a serem seguidas. Assim, é essencial ter um profissional qualificado para lidar com as demandas e garantir um bom desempenho do negócio. Nesse sentido, você sabe o que faz um contador?
Ele é responsável pelo controle dos processos de contabilidade das companhias, além de ser necessário para proporcionar uma boa gestão financeira. Portanto, o profissional tem um papel fundamental em empreendimentos de todos os tamanhos.
Neste post, você entenderá o que um bom contador pode fazer pela sua empresa. Acompanhe a leitura!
Escrituração de documentos
Uma das funções mais importantes do contador é realizar a escrituração de documentos. Nesse caso, ele é responsável por dados trabalhistas, contábeis e fiscais, garantindo que todas as informações estejam corretas e organizadas.
Além disso, o profissional gerencia a inclusão de extratos, boletos, contratos e notas fiscais no sistema da empresa, mantendo a rotina organizada. A escrituração bem-feita facilita a tomada de decisões estratégicas e garante a conformidade com as exigências legais.
Suporte à gestão
Outra função desempenhada pelo contador é oferecer suporte à gestão da empresa. Ele prepara balanços financeiros precisos e deve se manter atualizado com a legislação tributária.
Para isso, ele precisa estar atento a qualquer mudança nas leis fiscais que impacte o negócio. Além das questões legais, o contador desempenha um papel importante ao notificar a empresa sobre pontos de atenção que possam surgir.
Alguns exemplos incluem a análise da documentação gerada pela gestão, ajudando a evitar possíveis problemas operacionais ou fiscais no dia a dia corporativo.
Coordenação de mudanças na sociedade
Quando uma empresa enfrenta mudanças no fechamento de suas operações, aquisições, fusões ou quadro societário, há obrigações que devem ser seguidas. Nesse caso, o contador atua como um guia para garantir que todos os procedimentos legais sejam cumpridos.
Durante processos de fusão ou aquisição, por exemplo, o profissional realiza due diligence financeira e contábil para fornecer informações precisas sobre os ativos e passivos. Ainda, no fechamento de negócios, o contador assume a responsabilidade pelo acerto de contas final.
Logo, ele faz desde o levantamento detalhado de recebíveis e pagamentos pendentes até a realização de inventário completo dos ativos da empresa.
Otimização da carga tributária
Além de coordenar alterações ou fechamento de negócio, o contador auxilia na otimização da carga tributária das empresas. Ao utilizar estratégias de planejamento tributário, o profissional avalia como a corporação pode diminuir o montante de impostos a serem pagos.
Para isso, ele deve escolher o regime tributário mais vantajoso, de acordo com as características e atividades da corporação. O contador busca economia fiscal e informa sobre os impostos devidos, fazendo com que a empresa tenha um controle financeiro eficaz.
Com esses dados, os gestores podem gerenciar melhor o fluxo de caixa e antecipar despesas tributárias.
Neste post, você entendeu o que faz um contador e como ele contribui para o sucesso de um negócio. Se você quer ter o suporte de uma assessoria contábil de qualidade e com profissionais de excelência para a sua empresa, não deixe de contar com o auxílio da Prospere Finanças!
Então acesse o nosso site e confira todos os serviços contábeis, fiscais e tributários que oferecemos para facilitar a rotina da sua empresa!