Contabilidade no Rio de janeiro

Os aspectos burocráticos da abertura de um negócio podem confundir empreendedores em diferentes níveis de experiência. Um exemplo é o CNAE da empresa, que exige classificar sua área de atuação conforme as normas brasileiras.

A escolha correta do CNAE é fundamental para os empreendedores obterem o registro adequado de sua empresa no Brasil. Se você está prestes a abrir o seu negócio, precisa se familiarizar com o processo.

Quer entender o que é o CNAE e como classificar o seu empreendimento da maneira correta? Confira, nas próximas linhas!

O que é e para que serve o CNAE?

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é um sistema de codificação que padroniza as atividades econômicas de empresas, instituições públicas e profissionais autônomos. Cada código CNAE identifica as operações que podem ser realizadas por um negócio.

Por exemplo, uma loja de roupas atua em um ramo diferente de uma fábrica de automóveis, então é natural que elas tenham CNAEs diferentes. A classificação reflete as suas respectivas atividades principais.

Para funcionar de maneira legalizada, toda empresa deve definir corretamente o seu CNAE principal durante o processo de registro. A escolha também afeta como ela emite notas fiscais e faz suas contribuições previdenciárias, entre outras obrigações fiscais e trabalhistas.

O sistema surgiu da necessidade de padronizar as tabelas de atividades econômicas utilizadas pelas esferas municipal, estadual e federal. Logo, ele influencia diretamente a tributação aplicável ao negócio, por determinar quais impostos e contribuições são devidos.

Como definir o CNAE da empresa corretamente?

A definição correta do CNAE da empresa permite que ela opere de forma regular e conforme as exigências legais. Qualquer erro nesse sentido pode comprometer a conformidade tributária e jurídica do negócio.

A lista de códigos disponíveis abrange uma grande variedade de atividades econômicas, cada uma com sua especificidade. É possível consultá-la pelo site do IBGE, bastando fazer uma busca pela sua área de atuação ou acessar as seções e divisões da lista.

Nesse momento, pense com cuidado nas atividades exercidas pela sua empresa. Considere o seu plano de negócios e as vias de atuação para identificar o CNAE que melhor representa o que você faz.

Além disso, existe a possibilidade de definir CNAEs secundários que complementam o principal, caso sua empresa realize múltiplas atividades econômicas. Esse também deve ser o caminho caso o seu negócio evolua ao longo do tempo e se reposicione no mercado.

Como fazer o registro do CNAE da empresa?

O registro do CNAE é parte do processo de abertura da empresa. Se você está criando o seu próprio negócio, escolher o código mais adequado para a sua área de atuação é uma das etapas requeridas para obter seu CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

Como você viu, basta escolher o CNAE que melhor representa a atividade principal da sua empresa. Com o código CNAE correto em mãos, prossiga com o registro do seu negócio. Você também precisa atender aos requisitos do tipo de empresa escolhido.

Para facilitar o processo, você pode considerar a contratação de um contador especializado, que conseguirá trazer as orientações mais relevantes. Ainda, o profissional ajudará você a evitar eventuais erros que atrasem o processo.

Conforme visto, o CNAE da empresa é uma das definições mais importantes que precisam ser feitas durante o processo de abertura do negócio. Então não apresse a etapa e tome uma decisão que faça sentido para as suas atividades.

Aproveite para saber mais sobre a possibilidade de contar com ajuda nesse e em outros processos. Veja quais são os principais benefícios da consultoria contábil para empresas!

CNAE: como classificar sua empresa corretamente?