Com a chegada do fim do ano, chega também o momento das empresas revisarem os seus objetivos e metas, traçarem novos planos e, consequentemente, revisitarem os seus planejamentos orçamentários.
Porém, as incertezas impostas pelo atual cenário político e econômico do país e do mundo tornam esse momento ainda mais crucial para a garantia do bom desempenho das empresas, tornando a tarefa de controlar a distribuição de recursos para 2023 ainda mais delicada. Especialmente para empresas residentes no Rio de Janeiro, um dos maiores centros econômicos e mais competitivos do país.
Nesse artigo, você irá encontrar tudo o que precisa saber sobre planejamento orçamentário 2023! Desejamos uma boa leitura!
Leia também: Contabilidade no Rio de Janeiro-RJ: conheça as soluções da Prospere Finanças.
O que é o planejamento orçamentário
O planejamento orçamentário diz respeito ao plano de distribuição de recursos dentro de uma empresa para determinado espaço de tempo.
Sua elaboração é feita considerando os diferentes cenários e aspectos da gestão de uma empresa. Dentre eles, o status dos indicadores, como: o fluxo de caixa, a situação do mercado, as metas da empresa a curto, médio e longo prazo, os dados da empresa de períodos anteriores, entre outros.
Por meio do estudo desses dados, é possível fazer projeções mais assertivas e, assim, tomar decisões estratégicas para garantir a saúde financeira do empreendimento.
Ele deve, claro, ser feito estrategicamente, já que a boa aplicação dos recursos tem um impacto grande no desempenho do negócio. Exatamente por sua relevância, é comumente atribuída a profissionais da contabilidade.
Tipos de planejamento orçamentário
O planejamento orçamentário é uma ferramenta com múltiplas aplicabilidades dentro das empresas. Por isso, existem diferentes tipos de planejamento orçamentário.
A escolha do modelo ideal também deve ser feita, pelo profissional responsável, considerando as especificidades do empreendimento.
Dentre os principais tipos, destacam-se:
Estático
O planejamento estático, como o nome indica, é marcado pela rigidez do orçamento estabelecido. Isso significa que ele não pode ser alterado durante todo o período de aplicação do planejamento orçamentário.
Esse tipo de planejamento economiza tempo, visto que ele não precisa ser revisado. Além disso, com ele, qualquer número fora da curva é imediatamente exposto.
Flexível
O planejamento flexível se opõe em natureza ao planejamento estático. Nesse modelo, a distribuição de recursos pode ser revisada conforme as necessidades e oportunidades observadas no decorrer do seu período de vigência, por isso “flexível”.
Tem como vantagem a possibilidade de se adequar ao contexto, mas deve ser constantemente monitorado.
Incremental
No planejamento incremental, a distribuição de recursos é feita por um estudo dos períodos anteriores da empresa e seus respectivos planejamentos orçamentários. Assim, as projeções são feitas com base no histórico do desempenho da empresa anteriormente.
Seu foco está nas metas de longo prazo estabelecidas pela empresa, assim, a cada novo planejamento, distribuição de recursos é feita de modo a aproximar a empresa ainda mais das metas estabelecidas anteriormente.
Base Zero (DBZ)
O orçamento de base zero (DBZ) se opõe em natureza ao orçamento incremental, visto que nele são desconsiderados dados anteriores da empresa. Assim, cada novo orçamento se inicia do zero, com novas metas, sem considerar os planejamentos anteriores.
Tem como principal vantagem não deixar que os orçamentos anteriores, muitas vezes com metas e objetivos que não fazem mais sentido, afetem os resultados futuros da empresa. É comumente usado na reestruturação de empresas.
Matricial
Para fazer um planejamento orçamentário matricial, são cruzados os dados de receita e despesas de uma empresa, como em uma matriz, estipulados pacotes (conjuntos de gastos e receitas da empresa) e entidades (subdivisões da empresa, podem ser reais ou virtuais).
O controle orçamentário de cada um dos segmentos ficará, então, sob a administração de pelo menos duas pessoas. Assim, a responsabilidade do planejamento é compartilhada, tornando-o menos mecânico e mais objetivo.
Principais benefícios do planejamento orçamentário para o empreendimento
Não há como manter uma empresa em atividade sem planejamento orçamentário. Empreender por si só é complexo, mas empreender no Brasil, especialmente, é ainda mais complexo.
Visto a complexidade da legislação, o mercado competitivo e as tributações rígidas para CNPJs no país. Operar sem planejamento orçamentário é inviável (para não dizer “impossível”).
Dessa forma, o que encontramos são planejamentos mais ou menos complexos, a depender da empresa, mas sempre algum tipo de planejamento.
Dentre os benefícios que o bom planejamento orçamentário oferece, destacam-se:
- Economia em recursos;
- Lideranças mais assertivas;
- Melhores oportunidades de crescimento;
- Organização financeira;
- Transparência empresarial.
Como preparar o seu planejamento orçamentário no Rio de Janeiro
Agora que você já entende a importância de investir em um bom planejamento orçamentário no Rio de Janeiro, já deve estar organizando na sua cabeça como aplicar bem essa ferramenta no seu empreendimento e potencializar os seus resultados em 2023, certo?
Como vimos, a responsabilidade sobre essa ferramenta deve ser atribuída a um contador capacitado, visto que o sucesso de sua aplicação depende do domínio de conhecimentos específicos da área contábil.
Como nem todas as empresas contam com uma contabilidade especializada, a terceirização desse tipo de atividade é recomendada.
Boas práticas de planejamento orçamentário
Uma vez encontrado o seu contador de confiança, aqui estão algumas boas práticas na hora de elaborar o seu planejamento orçamentário:
Acompanhe a movimentação do mercado
Um dos principais objetivos do planejamento orçamentário é proteger os recursos da empresa, encontrando as melhores oportunidades, mas também indicando o momento de optar por movimentos mais seguros.
Esse tipo de informação não pode ser extraída apenas dos dados internos da empresa. Faz-se necessário, portanto, acompanhar o que está acontecendo no mercado atual.
Controle o seu fluxo de caixa
Para a eficiência do seu planejamento, é necessário ter amplo conhecimento sobre a relação de entradas e saídas que o seu empreendimento costuma apresentar, e isso é obtido através do controle do fluxo de caixa.
Saiba o lugar que a empresa ocupa e o lugar que ela quer ocupar
O planejamento orçamentário deve, claro, considerar as metas da empresa e o lugar que ela deseja ocupar no futuro, de forma que esse planejamento funcione como instrumento para alcançar essas metas.
E não é possível traçar o caminho até o ponto de chegada sem saber o ponto de partida. Portanto, saiba também o lugar que a empresa ocupa atualmente!
Conte com o apoio de uma contabilidade especializada
Como vimos, cuidar do planejamento orçamentário de uma empresa é uma tarefa muito importante e complexa.
Portanto, para o melhor aproveitamento dessa ferramenta, conte com o apoio de uma contabilidade especializada!
Explore as soluções da Prospere Finanças!
Agora que você já sabe a importância do bom planejamento orçamentário no Rio de Janeiro, está na hora de conhecer as soluções da Prospere Finanças!
A Prospere Finanças é uma empresa que presta serviços contábeis no Rio de Janeiro há quase duas décadas.
Entre em contato com a nossa equipe e explore as suas opções! Para mais conteúdos sobre contabilidade e empreendedorismo, não deixe de nos acompanhar em nosso blog e em nossas redes sociais!
Continue lendo: Sua empresa poderá acessar benefícios requeridos por empregados no site do INSS.