Contabilidade no Rio de janeiro

Acertar na estratégia de precificação é um dos maiores desafios para prestadores de serviços, consultores e empresas. A falta de uma premissa clara pode comprometer a lucratividade, afastar clientes e até colocar o negócio em risco. 

Por essa razão, utilizar os dados contábeis é uma maneira inteligente de transformar a precificação de produtos e serviços em um diferencial competitivo para a empresa. Com eles, as decisões se tornam mais fundamentadas e seguras.

Mas o que é precificação de serviços e como garantir preços competitivos sem perder margem? Descubra!

O que é precificação e por que ela é tão importante em serviços?

A precificação é o processo de determinar quanto a empresa cobrará por uma solução. Uma boa estratégia nesse sentido tem o papel de proteger o negócio contra prejuízos. Além disso, ela ajuda a fortalecer o posicionamento da empresa no mercado e potencializar os seus resultados financeiros.

Quando se trata de serviços, a tarefa se torna mais desafiadora pela intangibilidade da entrega. Então dificilmente se aplica um preço universal para um trabalho que pode demandar recursos diferentes.

Como os dados contábeis podem ser aliados na definição de preços?

Os dados contábeis são uma referência para embasar decisões, como a definição de preços. Ao reunir informações reais e atualizadas sobre custos, despesas e projeções, a empresa foge de achismos e faz escolhas mais acertadas.

Com base nos registros fornecidos pelo setor contábil, é possível evitar erros comuns, como cobrar abaixo do necessário ou superestimar o valor do serviço. Quando bem organizados, esses dados são aliados na definição de preços mais estratégicos, rentáveis e sustentáveis.

Quais informações contábeis são relevantes nesse processo?

Existem informações mais e menos relevantes para a determinação da estratégia de preços de um empreendimento. 

Confira quais métricas são imprescindíveis para uma precificação de serviços!

Custo fixo e variável

Os custos fixos existem mesmo sem vendas, a exemplo de aluguel e salários. Já os variáveis flutuam conforme o volume de prestação do serviço (materiais usados, comissões etc.). Saber a diferença entre eles garante que o preço cubra todos os compromissos financeiros do negócio.

Margem de contribuição

A margem de contribuição representa quanto cada serviço colabora para cobrir os custos fixos do negócio e gerar lucro. Ela é o resultado da subtração dos custos e despesas variáveis do preço de venda. Dessa forma, o indicador aponta se o preço praticado realmente compensa.

Tributos incidentes

A carga tributária pode comprometer uma parcela significativa do montante recebido. Certos impostos variam conforme o tipo de serviço e regime do negócio. Por essa razão, integrar a análise à precificação evita surpresas e inadimplências fiscais e garante a saúde financeira da empresa.

Metas de lucratividade

Definir metas de lucro é muito importante para um crescimento sustentável. Ao estabelecer as porcentagens desejadas, você consegue criar preços realistas, que cobrem custos, tributos e imprevistos, além de recompensar o empreendedor pelo seu trabalho.

Para ser feita de modo estratégico, a precificação de serviços exige o olhar atento aos dados contábeis — só assim é possível garantir a saúde financeira e a longevidade do negócio. Por isso, vale a pena contar com o suporte de um escritório contábil ou contador nesse processo de definição.

Gostou de saber mais sobre o uso de dados contábeis para precificar seus serviços estrategicamente? Compartilhe este post nas redes sociais!

Precificação de serviços: usando dados contábeis para precificar de forma estratégica