Contabilidade no Rio de janeiro

Um planejamento estratégico com etapas bem definidas é de grande valor para as metas e os resultados de uma empresa. A razão é que, por meio dele, os gestores conseguem estabelecer o caminho que precisam seguir para conquistar seus objetivos e alcançar sucesso.

Por esse motivo, vale a pena saber mais sobre essa ferramenta estratégica. Assim, há como utilizá-la adequadamente e obter diversos benefícios, como reduzir custos, desperdícios e retrabalho, aproveitar oportunidades e crescer de forma sustentável.

Conheça as principais etapas de um planejamento estratégico empresarial e entenda o papel da contabilidade no processo!

Quais são as principais etapas de um planejamento estratégico?

Existem quatro etapas centrais em um planejamento estratégico para empresas. Acompanhe quais são elas, em detalhes!

Análise do cenário atual

Antes de pensar no que a empresa visa alcançar, é preciso avaliar o seu presente, então a primeira etapa de um planejamento estratégico é estudar a realidade do negócio. Para tanto, analise seus recursos financeiros, humanos e tecnológicos, além de seus pontos fortes e fracos.

Definição de metas 

A partir da análise do cenário da empresa, a etapa seguinte é definir o que o negócio deseja atingir. Crie metas específicas, mensuráveis, realistas e com prazos determinados, como “aumentar o faturamento em 20% nos próximos 12 meses”.

Criação de um plano de ação

Com as metas definidas, a próxima etapa é criar um plano de ação para realizá-las. Nele, você deve incluir as iniciativas e estratégias, as equipes ou responsáveis pelas tarefas, os prazos para execução e os recursos exigidos.

Monitoramento de KPIs 

Por fim, defina indicadores-chave de desempenho (KPIs) para acompanhar o progresso e os resultados de cada iniciativa estabelecida. Com a medida, é possível saber se a empresa está no caminho certo para alcançar seus objetivos. Depois, é hora de dar início às ações planejadas.

Qual é o papel da contabilidade no planejamento estratégico de negócios?

Ao contrário do que muitos pensam, a contabilidade não é uma área que somente calcula impostos e lida com as demandas fiscais do negócio. Na verdade, ela é uma grande aliada para o planejamento estratégico das empresas.

Por exemplo, a contabilidade fornece dados essenciais para análises e tomadas de decisões estratégicas, como balanço patrimonial, demonstrativos de resultados e fluxo de caixa. Esses documentos mostram a real situação da empresa e colaboram para seu planejamento.

Adicionalmente, o serviço contribui diretamente para a criação das metas financeiras empresariais. A razão é que ela disponibiliza diferentes dados contábeis que ajudam a definir objetivos e a evitar projeções fora da realidade do negócio.

Ainda, a contabilidade auxilia a otimizar seus orçamentos, a manter o fluxo de caixa saudável e a fazer um planejamento contábil e tributário estratégico. Dessa forma, ela colabora para uma gestão financeira empresarial mais sólida e um crescimento sustentável.

Por fim, a contabilidade ajuda empresas no monitoramento de KPIs contábeis, por meio da elaboração de diferentes relatórios. A prática viabiliza acompanhar o desempenho do negócio e avaliar se ele está na direção certa para o que foi planejado.

Com as informações deste conteúdo, você conferiu quais são as principais etapas de um planejamento estratégico empresarial. Agora você já sabe como a contabilidade pode ser útil no processo de elaboração desse plano.

Deseja continuar expandindo seus conhecimentos financeiros? Aprenda como estruturar um plano de contas!

Planejamento estratégico: confira as etapas e o papel da contabilidade nesse processo!