Você sabe o que significa inadimplência no contexto empresarial? Mais do que contas em atraso, esse é um tema que merece atenção porque está diretamente ligado à saúde financeira do empreendimento.
O problema pode comprometer o planejamento da empresa, afetando o fluxo de caixa, o acesso a crédito e até a capacidade de crescimento. Nesse cenário, todos são impactados, tanto o credor quanto o devedor.
Quer entender mais sobre a inadimplência no contexto empresarial e aprender como se proteger dos seus impactos? Continue a leitura!
O que significa a inadimplência no contexto empresarial?
A inadimplência é o não cumprimento de uma obrigação financeira no prazo certo. Ela vale tanto para quando a empresa deixa de pagar fornecedores, impostos e obrigações quanto para clientes que não honram seus compromissos financeiros em dia.
Então esse não é só um problema do cliente, pois uma empresa também pode passar pela situação, colocando as próprias finanças em risco. Ainda, existem diferentes perfis de inadimplentes.
Observe:
- devedor viciado: periodicamente fica inadimplente por desorganização ou distração, no entanto, costuma resolver o problema;
- devedor ocasional: cuida das finanças com cuidado e pode ficar inadimplente por um motivo específico, como uma emergência financeira, contudo, busca resolver a situação no menor tempo;
- devedor negligente: não tem planejamento e organização, frequentemente apresentando dificuldade de honrar seus compromissos;
- mau pagador: está constantemente com dívidas atrasadas e não se preocupa em manter o nome limpo. Em geral, o débito é difícil de ser recuperado nesse perfil.
Quais são as consequências da inadimplência no planejamento?
A inadimplência tem diversas consequências para ambas as partes. Para a empresa credora, a tendência é ocorrer um desequilíbrio no caixa. Quando o volume a receber é muito alto, muitas vezes, ele obriga o negócio a procurar crédito de forma não planejada.
Nesse contexto, a busca por empréstimos não ocorre estrategicamente, mas para suprir a falta de recursos que eram esperados. Em certos casos, a empresa pode atrasar os seus próprios compromissos por falta de capital.
Ela perde a capacidade de fazer um bom planejamento a curto, médio e longo prazo. Quando o dinheiro não circula da maneira certa, não sobra para investir, contratar, expandir ou até manter o negócio funcionando corretamente.
Ficar inadimplente também é prejudicial para o devedor. A situação afeta o acesso ao crédito e às oportunidades de boas negociações no mercado, e intensifica a desorganização financeira, que tende a ser difícil de reverter.
Quais são as boas práticas para lidar com o problema?
Aprendendo o que significa inadimplência e as suas consequências, é necessário saber como lidar com o problema e evitar os seus impactos negativos.
Algumas boas práticas nesse sentido são:
- tenha uma análise de crédito sistematizada: aplique um bom sistema de análise antes de conceder crédito aos clientes para reduzir a chance de ter dificuldades para receber;
- estabeleça uma régua de cobrança: ela determina a abordagem certa para cada situação e aumenta as chances de recuperação de créditos;
- mantenha a gestão financeira organizada: acompanhe entradas, saídas, prazos de recebimento e pagamento, além de manter um bom controle de inadimplentes;
- tenha uma contabilidade consultiva e estratégica: a contabilidade auxilia a analisar indicadores financeiros, avaliar os riscos, ajustar o planejamento e antecipar problemas.
Compreendeu o que significa a inadimplência e como ela afeta o planejamento financeiro das empresas? Esse é um problema recorrente, porém, que merece atenção e estratégias de controle para evitar prejuízos.
Você já pensou em como a contabilidade pode ajudar a sua empresa a prosperar? Descubra os benefícios da consultoria contábil!