Como dono ou sócio de um negócio, é preciso dar atenção a temas relevantes, como a medicina do trabalho. Afinal, ela tem relação direta com a saúde, a segurança e o desempenho dos seus colaboradores.
Segundo estudo da Conexa, quase 90% das empresas no Brasil tiveram funcionários afastados por doenças em 2023. Questões como ansiedade, depressão e estresse foram as que mais atingiram profissionais. O percentual mostra o quanto o brasileiro está doente, demandando uma atuação mais firme das empresas.
Diante desse contexto, saiba mais sobre a medicina do trabalho ao longo deste artigo e entenda a sua relevância para os negócios!
O que é medicina do trabalho?
A medicina do trabalho é a área responsável pela preservação da saúde, bem-estar e da segurança dos colaboradores. Ela é encarregada de implementar programas de saúde ocupacional que contribuam para a qualidade de vida dos funcionários.
Na prática, o setor procura identificar, controlar e evitar riscos à saúde no ambiente de trabalho. Isso envolve tanto a prevenção de doenças quanto medidas para reduzir acidentes que possam acontecer durante o serviço.
Qual é a importância da medicina do trabalho para negócios?
Após conhecer o conceito de medicina do trabalho, vale entender por que a área é tão relevante para as empresas.
Confira as razões, a seguir!
Contribui para a redução de acidentes e afastamentos
O principal motivo que torna a medicina do trabalho tão relevante é que ela ajuda a diminuir acidentes e afastamentos. Por meio de avaliações periódicas, exames e análises de fatores de riscos, é possível reduzir e evitar uma série de problemas.
Dessa forma, as empresas podem manter suas equipes saudáveis e ativas — o que também ajuda a diminuir despesas relacionadas à substituição de funcionários e a licenças médicas. Além disso, a prática permite evitar multas e processos trabalhistas.
Ajuda a melhorar o ambiente de trabalho
Uma gestão que se preocupa com a saúde física e mental de seus colaboradores ajuda a melhorar o ambiente organizacional. Com esses cuidados, ele passa a ser mais saudável e seguro, auxiliando na motivação e satisfação dos funcionários.
Desse modo, aumentam as chances de as empresas conseguirem construir uma relação mais próxima e de confiança com os funcionários. A circunstância contribui para criar um ciclo positivo de bem-estar e produtividade.
Colabora com a produtividade no trabalho
Colaboradores motivados e satisfeitos tendem a ser mais engajados, comprometidos e produtivos. Os atributos são essenciais para os negócios, uma vez que esse cenário contribui para os seus resultados e o bom funcionamento da empresa.
Como implementar a medicina do trabalho na sua empresa?
Como você viu, a medicina do trabalho tem muito a agregar para colaboradores e empresas — mas como implementá-la?
Para a tarefa, siga essas orientações:
- elabore um PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional);
- promova campanhas de conscientização na empresa;
- invista na ergonomia e no conforto dos funcionários.
A medicina do trabalho é uma área indispensável para empresas. Como você acompanhou, ela oferece benefícios tanto para colaboradores quanto para negócios. Portanto, não deixe de implementá-la para os seus funcionários.
Este artigo foi útil para entender a importância da medicina do trabalho? Compartilhe o post nas suas redes sociais!