Contabilidade no Rio de janeiro

Os números são grandes aliados da tomada de decisão das empresas. Ao se basear nos indicadores financeiros que medem diferentes aspectos da saúde financeira do negócio, é possível ter uma visão completa da situação em que ele se encontra.

Definir os rumos da companhia sem ter os dados pode ser um erro, pois decisões mal fundamentadas podem levar a problemas sérios. No entanto, também é importante entender quais informações cada métrica entrega.

Quer saber quais são os principais indicadores financeiros para monitorar em sua empresa? Continue a leitura para descobrir!

O que são indicadores financeiros?

Indicadores financeiros são números e métricas que ajudam a avaliar a saúde financeira de empresas. Eles oferecem informações relevantes sobre como o negócio está se saindo em termos de rentabilidade, endividamento e eficiência, entre outros aspectos.

Dessa forma, os indicadores financeiros servem como um termômetro para a administração da empresa. Ao analisar os dados corretos, os gestores podem tomar decisões estratégicas por terem informações mais claras sobre as finanças do negócio.

Além disso, os indicadores permitem identificar tanto os pontos fortes quanto as áreas que precisam de melhorias na empresa. Acompanhá-los regularmente ajuda a otimizar o planejamento financeiro e a garantir uma boa administração dos seus recursos — fundamental para o sucesso e o crescimento da companhia.

Quais são os indicadores financeiros mais importantes para a empresa?

Como você viu, a qualidade das decisões de um negócio depende do acompanhamento das métricas certas. Por esse motivo, vale a pena entender o que cada uma delas significa.

Veja, a seguir, quais são os principais indicadores financeiros que você deve acompanhar na empresa!

Margem bruta e líquida

A margem bruta é a porcentagem de lucro obtido após descontar o custo das mercadorias vendidas, mas antes de considerar outras despesas. Já a margem líquida é quanto sobra para a empresa após subtrair todas as despesas e impostos. Ambas são essenciais para avaliar a gestão financeira do negócio.

ROI

O ROI (retorno sobre investimento) mostra quanto a empresa ganha em relação ao que foi investido em determinada iniciativa, projeto ou setor. O indicador permite mensurar a eficácia das estratégias e se certificar de que elas geraram mais lucro do que custos.

ROE

O ROE é o retorno sobre o patrimônio líquido e revela quanto lucro uma empresa obtém com o capital próprio dos acionistas. Se o indicador está alto, isso significa que o negócio consegue utilizar bem os seus recursos para gerar ganhos.

Dívida líquida

A dívida líquida representa o total de compromissos financeiros da empresa após subtrair os seus recursos financeiros disponíveis. Ou seja, a métrica é útil para avaliar a capacidade da empresa de honrar suas obrigações pendentes.

CAC

Não faz sentido gastar mais para adquirir um cliente do que o lucro que ele pode gerar para a empresa, certo? É por isso que você deve mensurar o CAC (custo de aquisição de cliente) do seu negócio, buscando aprimorar as suas estratégias de marketing e vendas.

Agora você conhece os principais indicadores financeiros para acompanhar na empresa. Eles são essenciais para mensurar o seu crescimento e sinalizar eventuais problemas que exijam correção. Agora é o momento de começar a monitorá-los para tomar decisões mais informadas.

Quer continuar acessando conteúdo relevante como este? Siga nossa página no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Quais indicadores financeiros acompanhar na sua empresa?