Contabilidade no Rio de janeiro

Abrir uma empresa de prestação de serviços pode ser uma oportunidade para empreendedores que desejam oferecer suas habilidades para o mercado. Nesse sentido, você deve conhecer os passos fundamentais para garantir o sucesso e a legalidade da sua operação.

Com os devidos cuidados, o seu empreendimento já inicia da forma correta — o que aumenta as chances de crescimento. Além disso, observar todas as etapas ajuda a evitar dificuldades jurídicas, fiscais e financeiras capazes de gerar transtornos no futuro.

Quer saber como abrir uma empresa de prestação de serviços? Confira, nas próximas linhas, as etapas básicas!

Escolha o segmento

O primeiro passo para abrir uma empresa que presta serviços é definir seu nicho de atuação. Para tanto, você deve verificar as suas habilidades e experiências, buscando entender como elas podem contribuir para o mercado.

Nessa etapa, é pertinente ver como os seus talentos, aptidões e paixões se relacionam com as carências dos potenciais clientes. Desse modo, além de definir o segmento, você tem um norte para elaborar o plano de negócios.

Realize a pesquisa de mercado e crie o plano de negócios

Com o segmento de atuação definido, é o momento de entender o mercado e elaborar o plano de negócios. Para tanto, veja qual é a demanda pelos serviços na sua região, além de identificar concorrentes e analisar as tendências do setor.

Com base nos resultados coletados com a pesquisa, você terá elementos suficientes para criar um plano de negócios. Ele tende a ser abrangente, considerando, por exemplo:

  • público-alvo;
  • precificação;
  • oportunidades do mercado;
  • análise da concorrência;
  • plano operacional;
  • plano financeiro.

Faça a legalização e formalização do negócio

Após elaborar o plano de negócios, você deve prosseguir com a legalização e formalização do empreendimento. A etapa não deve ser ignorada, afinal, ela garante a proteção jurídica da empresa e evita que ela descumpra suas obrigações.

Então é necessário escolher a melhor estrutura jurídica. Se você decidir trabalhar sozinho ou com até um funcionário, uma alternativa comum é a modalidade de microempreendedor individual (MEI). Essa é uma estrutura simplificada que pode atender ao estágio inicial do negócio.

Futuramente, se os ganhos aumentarem e o empreendimento se expandir, existe a possibilidade de modificar a classificação. Outras categorias incluem:

  • empresário individual (EI);
  • empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli);
  • sociedade limitada (LTDA).

Planeje o marketing inicial

Até aqui, você viu os passos estruturais para abrir a empresa de prestação de serviços. Mas o marketing também deve ser pensado antes mesmo da abertura do negócio, pois é por meio dele que os clientes chegarão até você.

Aproveite a internet para divulgar o empreendimento e conquistar o público. Um bom caminho é ter um site profissional que descreva as suas experiências e formações e detalhe os serviços oferecidos. A página também deve disponibilizar formas fáceis e rápidas de contato.

Ainda, considere a presença nas redes sociais mais usadas pelo seu público. Elas devem ser alimentadas com conteúdos relevantes, como dicas, casos de sucesso e atualizações sobre a empresa. Também não deixe de interagir com os seguidores.

Neste artigo, você conheceu alguns passos importantes para abrir uma empresa de prestação de serviços. Observe esses cuidados para iniciar as atividades com confiança, aumentando as chances de ter sucesso ao empreender.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais para que a informação chegue a mais pessoas!

Como abrir uma empresa de prestação de serviços?