Grande parte do sucesso da empresa depende do conhecimento sobre o seu desempenho e, a partir disso, do desenvolvimento de estratégias. Desse modo, é imprescindível que você mantenha informações devidamente registradas por meio de demonstrativos contábeis.
Eles revelam o comportamento financeiro do negócio. Nesses documentos, estão dados sobre o faturamento empresarial, suas despesas, os investimentos e os resultados obtidos etc.
São muitos documentos que podem ser úteis e apoiar as decisões empresariais. Portanto, conheça os 5 principais demonstrativos para o seu negócio!
1. Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é um dos principais documentos contábeis empresariais. Ele é utilizado para avaliar a saúde financeira da sua empresa, fornecendo uma visão detalhada da posição patrimonial e financeira.
Esse demonstrativo é dividido em três partes:
- ativos: representam os bens e os direitos da empresa, como contas a receber, estoques e equipamentos;
- passivos: abrange as obrigações financeiras, como dívidas e contas a pagar;
- patrimônio líquido: indica os recursos próprios da empresa, resultantes da diferença entre ativo e passivo.
Com essas informações, o documento contábil auxilia os gestores a acompanhar o equilíbrio entre o que a empresa possui, o que ela deve e investe. Assim, ele é uma base para a contabilidade estratégica.
2. Demonstração do Resultado do Exercício
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) detalha o desempenho econômico da empresa em um período específico. Ela apresenta, estruturadamente, todas as receitas, os custos e as despesas, resultando no lucro ou no prejuízo líquido.
Por isso, a DRE é fundamental para identificar a rentabilidade do negócio e avaliar a eficiência operacional. Ela também serve para auxiliar o planejamento tributário, ajustar estratégias para melhorar os resultados financeiros e reduzir custos desnecessários.
3. Demonstrativo de Fluxo de Caixa
Na lista de demonstrativos contábeis que você deve acompanhar está o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), que registra todas as entradas e saídas de recursos no caixa da empresa. Com isso, ele permite uma visão clara da liquidez financeira, incluindo diferentes categorias.
Uma delas corresponde às atividades operacionais, relacionadas ao dia a dia do negócio. O documento abrange, por exemplo, os pagamentos de fornecedores e recebimentos de clientes. A categoria de investimentos envolve a compra ou venda de ativos.
Ainda, há as atividades de financiamento, que dizem respeito aos empréstimos. Com essas informações, o demonstrativo ajuda a evitar problemas de caixa e permite o planejamento financeiro para honrar compromissos.
4. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados
A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) revela como os resultados acumulados da empresa foram utilizados. Esse documento informa questões como a distribuição de lucros entre os sócios ou acionistas e os reinvestimentos no negócio.
Esse demonstrativo contábil ajuda a compreender como os lucros são gerenciados, auxiliando no alinhamento das estratégias de crescimento e sustentabilidade financeira empresarial.
5. Notas explicativas
Por fim, as notas explicativas são relatórios que complementam as informações apresentadas nos demais demonstrativos contábeis. Dessa maneira, elas detalham os dados financeiros, podendo incluir métodos contábeis e informações adicionais sobre ativos, passivos ou contingências jurídicas.
Como visto, a contabilidade empresarial depende da reunião e documentação de diferentes informações. A atividade tende a ser complexa e, por isso, você pode contar com ajuda especializada. A Prospere Finanças está à disposição para auxiliar a sua empresa.
Neste conteúdo, você conheceu os 5 principais demonstrativos contábeis que podem apoiar suas estratégias e decisões financeiras. Com eles, você tem as informações necessárias para avaliar seu sucesso e atingir as metas.
A Prospere Finanças pode fortalecer a sua contabilidade. Veja quais são os nossos serviços e tenha assistência profissional no Rio de Janeiro!