Contabilidade no Rio de janeiro

A boa gestão de uma empresa inclui a compreensão dos valores e do seu posicionamento no mercado. Nesse sentido, vale a pena fazer o business valuation, já que a ferramenta permite descobrir informações financeiras relevantes.

O cálculo pode ser feito a partir de diferentes metodologias, que variam conforme os objetivos da análise. Portanto, saber quais são as formas de calcular essa métrica permite que você defina o melhor para o seu caso.

Conheça mais sobre o business valuation e os métodos para conhecer o valor de uma empresa!

O que é business valuation?

Antes de conhecer os métodos de cálculo do business valuation, vale a pena entender o seu conceito. Também chamado de avaliação de empresas, ele consiste em determinar o valor presente de um empreendimento, utilizando diversas metodologias e análises financeiras.

O processo passa por uma série de fatores qualitativos e quantitativos que afetam o valor de mercado de um negócio. Para tanto, são usadas fórmulas que seguem padrões internacionais, garantindo um resultado correto.

Assim, é possível descobrir o valor do negócio e da marca. Para tanto, são considerados critérios internos e externos, verificando o desempenho da empresa e como ela se posiciona no mercado.

Quais são os métodos utilizados nesse processo?

Agora que você já sabe o que é business valuation, também precisa entender como fazer essa avaliação. Veja quais são os métodos mais comuns para calcular o valor da empresa!

Valor patrimonial ou contábil

O valor patrimonial ou valor contábil é um método determinado pelo patrimônio líquido da empresa. Ele consiste na diferença entre os ativos totais e os passivos totais do empreendimento, utilizando dados do balanço patrimonial.

O cálculo abrange aspectos, como:

  • ativos circulantes: valor em caixa, a receber de clientes, despesas antecipadas etc.;
  • ativos não circulantes: imóveis, equipamentos, veículos etc.;

A lógica para o cálculo é simples. Primeiramente, é necessário somar os ativos circulantes e não circulantes. Desse resultado, você deve subtrair os passivos. Com isso, você chega ao patrimônio líquido.

Fluxo de caixa descontado

O método do fluxo de caixa descontado (FCD) avalia o valor de uma empresa com base na previsão de seus fluxos de caixa futuros. Eles são ajustados ao valor presente, usando uma taxa de desconto previamente definida.

Essa forma de realizar o business valuation considera o potencial de geração de caixa e o risco associado a ele. Além disso, o fluxo de caixa descontado inclui a perda de valor do dinheiro com o tempo.

Para essa metodologia, a empresa deve seguir passos, como:

  • fazer a estimativa de fluxo de caixa;
  • determinar a taxa de desconto, considerando os riscos e os gastos;
  • calcular o fluxo de caixa descontado a partir da projeção, o tempo analisado e a taxa de desconto.

Método de capitalização de ganhos

Outra forma de realizar o business valuation é o método de capitalização de ganhos. Ele envolve a estimativa dos lucros futuros da empresa e a aplicação de uma taxa de capitalização para determinar o valor presente desses lucros.

O seu cálculo estima os lucros ajustados nos próximos dois a cinco anos. Deve-se descontar uma taxa de capitalização que representa uma projeção de resultados adaptada ao risco do negócio.

Como você pôde ver, o business valuation permite chegar a diferentes resultados. O método de cálculo deve ser adequado ao objetivo da análise, permitindo encontrar o valor da empresa em perspectivas distintas.

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Business valuation: quais os métodos para calcular?