Contabilidade no Rio de janeiro

Manter a saúde financeira de uma empresa demanda um bom controle das finanças e de contabilidade para atender às diferentes obrigações fiscais. Nesse contexto, a escrituração contábil é um material indispensável para registrar as operações do negócio.

Contudo, por ser uma tarefa rigorosa, muitos profissionais têm dificuldades em realizar o processo. Por consequência, a companhia corre o risco de ter um registro incorreto dos dados fiscais e contábeis — o que pode gerar problemas com a Receita Federal.

Quer saber quais são os 4 erros mais comuns na hora de fazer a escrituração contábil? Então acompanhe a leitura!

1. Má classificação de despesas

Um dos erros mais comuns na escrituração contábil é a classificação incorreta das despesas. O deslize pode trazer consequências negativas para a empresa, como problemas no cálculo de tributos e demonstrações financeiras falhas.

A má categorização ocorre quando as despesas operacionais, administrativas ou financeiras são registradas equivocadamente. Consequentemente, o erro traz o risco de confundir os gestores e impactar a análise de resultados. 

Para evitá-lo, é necessário investir na capacitação da equipe contábil. Um exemplo são os treinamentos focados em identificar as categorias de despesas e compreender as regulamentações fiscais. 

Outra solução relevante é ter uma parceria contábil, como a Prospere Finanças. A assessoria pode absorver todas as demandas ou trabalhar em conjunto com a equipe interna.

2. Registro incorreto do cálculo dos tributos

Mais um erro capaz de comprometer a conformidade fiscal da empresa é o registro incorreto do cálculo de tributos. Nesse caso, ele tende a resultar em multas, juros e, em casos mais graves, auditorias fiscais que afetam a estabilidade do negócio. 

Além dos tributos, é comum que os equívocos ocorram no cálculo de parcelamentos, amortização e depreciação — distorcendo o balanço patrimonial e os relatórios financeiros. Para evitar esses erros, vale contar com processos bem estruturados e tecnologias que automatizam parte dos cálculos. 

Uma assessoria contábil especializada também contribui para que os cálculos tributários e financeiros sejam realizados em conformidade com a legislação.

3. Falta de documentos fiscais

Junto do registro incorreto do cálculo dos tributos, a falta de documentos fiscais é uma falha que costuma gerar problemas na escrituração contábil. Quando as notas fiscais de compras ou vendas não são registradas, a contabilidade perde as informações usadas para apurar os impostos.

O erro pode resultar em inconsistências na Escrituração Contábil Digital (ECD) e na apuração de tributos, expondo a empresa a multas e penalidades. Além dos impactos fiscais, a falta de documentos arrisca comprometer o controle de fluxo de caixa e a análise de desempenho do negócio

Portanto, todas as notas fiscais e recibos devem ser arquivados e registrados de maneira correta e nos prazos estabelecidos. 

4. Violação dos princípios contábeis

Por fim, a violação dos princípios contábeis pode comprometer a transparência e confiabilidade das demonstrações financeiras da empresa. Um exemplo é o da competência, que exige o registro de receitas e despesas no momento do fato gerador.

Há também o princípio da prudência, que orienta a avaliação conservadora de ativos e passivos. Quando essas bases são desrespeitadas, o resultado é uma escrituração incorreta, com possibilidade de gerar problemas legais e tributários, além de dificultar a gestão financeira. 

Nesse caso, a contribuição de uma assessoria capacitada vai além do cumprimento das obrigações. Na Prospere Finanças, os profissionais apoiam os clientes na tomada de decisões estratégicas, sempre com base em uma contabilidade precisa e ética. 

Neste conteúdo, você conheceu 4 erros comuns na escrituração contábil que comprometem as operações da empresa. Para evitá-los, conte com o suporte de uma assessoria fiscal de qualidade e reconhecida no mercado, como a Prospere Finanças.

Quer saber como podemos ajudá-lo com a escrituração contábil? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!

4 Erros comuns na escrituração contábil e como evitá-los