Ao abrir uma empresa, além do planejamento e da execução do plano de negócios, é necessário ficar atento aos investimentos. Nesse sentido, muitos empreendedores têm dúvidas sobre o que é capital social — um termo que não deve ser ignorado.
Afinal, o investimento ajuda no funcionamento da companhia, contribuindo para mantê-la operando até que ela comece a gerar lucros. Portanto, vale a pena conhecer o seu conceito e entender como a quantia financeira pode influenciar a credibilidade do negócio.
Neste post, você entenderá o que é capital social e qual é a sua importância na abertura de uma empresa. Acompanhe!
O que é capital social?
O capital social é o investimento inicial feito por sócios em uma empresa. Esse valor pode ser composto por bens — imateriais, materiais e financeiros. Por exemplo, em uma companhia de alimentação, um sócio pode disponibilizar o imóvel onde o restaurante funcionará — bem material.
Já o outro contribui com dinheiro para as reformas, sendo o bem financeiro. Por sua vez, um terceiro sócio traz a sua experiência como chef, cuidando do cardápio e da equipe, que são os bens imateriais.
Além de ser a reunião dos investimentos que cada sócio destina ao negócio, o capital social tem uma função legal. Ele precisa ser formalizado no contrato social da empresa — o documento que estabelece a criação da sociedade.
Nesse documento, estão incluídas informações como o nome do empreendimento, seu endereço e os dados sobre os sócios. O registro define a estrutura da companhia e estabelece a responsabilidade de cada pessoa em relação ao capital investido.
Qual é a importância do capital social?
Agora que você sabe o que é capital social, precisa entender qual é a sua importância. De modo geral, ele desempenha um papel essencial na saúde financeira de uma empresa, principalmente em seus primeiros passos.
Veja com mais detalhes, a seguir!
Ajuda na segurança financeira da empresa
O capital social pode atuar como uma reserva em momentos de crise. Durante períodos em que a empresa enfrenta dificuldades econômicas e a receita não é suficiente, existe a possibilidade de o investimento cobrir despesas inesperadas.
Facilita a distribuição de votos e lucros
A clareza sobre o capital social facilita a distribuição de lucros entre os sócios. Com um valor bem definido, fica mais simples calcular a participação de cada um nos ganhos e determinar o poder de voto deles.
Auxilia a companhia a obter crédito
Os investidores e as instituições financeiras utilizam o capital social como um critério na análise para a concessão de crédito. Nesse caso, um valor coerente aumenta as chances de a empresa obter empréstimos com condições mais favoráveis.
Isso facilita o crescimento do negócio. Dessa forma, a quantia auxilia no sucesso e na credibilidade da companhia no mercado.
Como definir o capital social?
Por fim, após conhecer a relevância do capital social, chega o momento de saber como defini-lo. Confira algumas dicas:
- estabeleça um montante mínimo;
- elabore um bom plano de negócios;
- garanta que o capital social seja suficiente para fazer frente aos gastos até que a companhia comece a gerar lucro.
Neste post, você entendeu o que é capital social e conheceu a sua importância para as empresas. Portanto, lembre-se de colocar em prática o que aprendeu para definir a quantia financeira adequada para abrir o negócio.
Gostou do conteúdo e quer aprender mais? Então saiba como abrir uma empresa de prestação de serviços!