O compliance fiscal é uma prática de grande relevância para empresas de diferentes tamanhos e áreas de atuação. Seu principal objetivo é garantir a conformidade da empresa com as regras e exigências relacionadas ao Fisco.
Para tanto, ele se baseia em uma série de normas externas e internas, além de procedimentos cuidadosamente desenvolvidos. A partir deles, é possível cobrir todas as obrigações fiscais e evitar penalidades.
Você se interessa por gestão fiscal e quer saber como o compliance pode ajudar a manter a conformidade do negócio nessa área? Conheça detalhes sobre a prática e saiba como promovê-la!
O que é compliance fiscal?
Compliance é o nome do conjunto de procedimentos aplicáveis para garantir a conformidade de uma empresa com leis e regulamentações. Quando voltado às questões fiscais, o termo corresponde aos cuidados para o cumprimento das determinações legais ligadas ao Fisco, como você viu.
As obrigações legais fiscais se relacionam diretamente com as tributárias. Juntas, elas englobam o correto recolhimento de impostos, a entrega de declarações fiscais no prazo e uma documentação organizada. Todas essas ações são alvo do compliance fiscal e tributário.
Qual é a importância do compliance fiscal?
Como você viu, o compliance tributário corresponde ao planejamento de ações para o cumprimento das obrigações fiscais.
Veja quais são os benefícios que ele proporciona para as empresas!
Conformidade com obrigações fiscais e prevenção contra penalidades
Primeiramente, o compliance fiscal mantém as empresas alinhadas às suas obrigações fiscais. Assim, os procedimentos que o compõem evitam irregularidades que possam gerar problemas no futuro, como penalidades.
As sanções aplicáveis ao descumprimento das obrigações fiscais e tributárias envolvem multas e restrições legais. Portanto, trata-se de punições severas, capazes de impedir a continuidade de um empreendimento.
As ações corretivas podem se aplicar a diferentes situações, como o descumprimento de prazos para a entrega de documentações. Outros exemplos são o preenchimento incorreto de formulários fiscais e a ausência de recolhimento de tributos.
Manutenção da reputação empresarial
A reputação da empresa é uma das suas principais aliadas para conquistar investidores e atrair clientes e talentos. A imagem empresarial pode ser afetada por diversos motivos, inclusive pela falta de compliance fiscal.
O não cumprimento de obrigações perante o Fisco faz com que o negócio perca sua confiabilidade. Tenha em mente que a transparência é cada vez mais valorizada no mercado e ela abarca o respeito às normas fiscais.
Acesso a benefícios fiscais
O compliance fiscal e tributário também permite que as companhias tenham acesso a benefícios junto ao Fisco. Desse modo, promover estratégias para satisfazer as exigências legais pode gerar recompensas às empresas, como a redução ou isenção de tributos.
Como promover o compliance fiscal?
Você aprendeu que adotar o compliance fiscal oferece vantagens às empresas. Para isso, sua implementação requer seguir passos como o investimento em tecnologia para a gestão fiscal e a automatização do cálculo de impostos.
Monitorar a legislação relacionada ao Fisco e treinar a equipe para atualizá-la frente às mudanças legais também é útil para o compliance fiscal. Outras estratégias eficazes incluem a promoção de auditorias internas e a parceria com uma assessoria contábil, como a Prospere Finanças.
Por meio do nosso serviço de planejamento fiscal e tributário, proporcionamos o suporte necessário para implementar o compliance desses setores na sua empresa. Além disso, oferecemos planejamento estratégico e orçamentário e administração financeira.
Neste post, você aprendeu o que é compliance fiscal e como ele contribui para a conformidade junto ao Fisco. Com ele, há como evitar multas e desenvolver uma boa reputação para o seu negócio.
Quer entender melhor como a Prospere Finanças pode ajudar? Acesse nosso site e conheça os serviços fiscais, tributários e contábeis disponíveis para a sua empresa obter conformidade legal!