Contabilidade no Rio de janeiro

As empresas frequentemente se deparam com propostas de novos projetos — mas nem sempre é possível colocar todas em prática. Então a análise de viabilidade entra em cena para auxiliar na determinação de quais ideias podem ser desenvolvidas com mais chances de sucesso.

A partir dessa análise, é possível entender os pormenores de uma proposta e as exigências para colocá-la em prática. Isso faz com que a empresa se antecipe aos custos, às necessidades técnicas e outras questões que impactam suas ações.

Por esse motivo, a análise de viabilidade é uma medida valiosa para empresas. Deseja saber mais sobre o conceito, sua importância e como aplicá-lo? Acompanhe a leitura!

O que é análise de viabilidade e qual é a sua importância?

A análise de viabilidade é um estudo voltado à possibilidade de execução de um projeto em uma empresa. Assim, ela corresponde à avaliação das chances que uma ideia tem de sair do papel, dar certo e trazer vantagens ao negócio.

Esse estudo não é útil apenas para lançamentos externos, como novos produtos ou serviços voltados ao público. Ele também é usado para avaliar questões internas, como projetos de gestão de pessoas ou automação de tarefas.

A importância da análise de viabilidade está em compreender os riscos de um projeto e as oportunidades que o acompanham. Desse modo, ela permite a tomada de decisões informadas e alinhadas aos objetivos da empresa.

Quais são as questões que a análise de viabilidade aborda?

A análise de viabilidade de um projeto faz parte do planejamento estratégico de uma empresa. Para tanto, ela engloba diferentes avaliações. 

Saiba quais são os elementos que compõem esse estudo!

Viabilidade técnica

A análise técnica verifica se o projeto é viável do ponto de vista técnico e operacional. Por isso, ela estuda se a empresa possui os recursos necessários para a execução de uma ideia, como:

  • mão-de-obra especializada;
  • equipamentos;
  • infraestrutura.

Viabilidade financeira

A análise de viabilidade passa pelo estudo das possibilidades financeiras. Dessa forma, ela avalia quais são os custos para colocar um projeto em prática e quais são os retornos que ele pode oferecer.

O estudo da viabilidade financeira também se baseia em informações sobre o planejamento financeiro empresarial e o orçamento disponível.

Viabilidade econômica

Para saber se um projeto é praticável, a análise de viabilidade se debruça sobre questões econômicas. As tendências do mercado são algumas delas, assim como os benefícios sociais e empresariais decorrentes da execução de uma ideia.

Como fazer a análise de viabilidade de um projeto?

Se você ficou interessado em adotar a análise de viabilidade em seus projetos, é preciso aprender a colocá-la em prática. O estudo deve iniciar com o escopo do projeto. Ele corresponde aos seus detalhes, como necessidades, objetivos e possíveis resultados. 

Após essa fase, os responsáveis pela avaliação precisam reunir dados de mercado, projeções financeiras e a capacidade empresarial. A partir disso, é possível promover as análises técnica, financeira e econômica e determinar se um projeto é viável. 

Para tanto, as empresas podem utilizar sistemas modernos de análise de dados e contar com suporte técnico financeiro e contábil.

Neste artigo, você conferiu o que é análise de viabilidade e como ela auxilia as empresas a determinarem os projetos que serão desenvolvidos. O estudo avalia se a organização possui capacidade técnica e financeira para executar uma ação e os possíveis resultados da decisão.

Quer conferir mais conteúdos como este? Siga a Prospere Finanças nas redes sociais — estamos no Instagram e Facebook!

Análise de viabilidade: o que é e qual a importância?