Elaborar um plano financeiro empresarial é fundamental para a manutenção e o crescimento dos negócios. Com ele, as finanças são organizadas e a gestão pode criar estratégias que fomentem um amplo desenvolvimento da companhia.
Para elaborar um planejamento eficiente, é válido seguir determinadas orientações práticas. Com o processo, a empresa estará mais preparada para lidar com imprevistos e a gestão será capaz de efetuar projeções seguras e embasadas.
Quer entender como estruturar um plano financeiro empresarial eficiente? Continue a leitura para conhecer as principais etapas do processo!
Defina metas financeiras realistas
O primeiro passo para criar um plano financeiro eficaz é estabelecer metas financeiras alcançáveis. Para não frustrar a equipe e conseguir monitorar os resultados, elas devem ser específicas e ter prazos estabelecidos.
Dessa forma, os objetivos realistas direcionam os esforços dos colaboradores e tornam a missão empresarial mais nítida. Uma forma de elaborar as metas é a partir do método SMART, acrônimo que as caracteriza como específicas (S), mensuráveis (M), atingíveis (A), relevantes (R) e temporais (T).
Elabore um orçamento detalhado
Além das metas financeiras, a gestão precisa conhecer as entradas e saídas de recursos da companhia. O orçamento detalhado é parte essencial do plano financeiro e, para estruturá-lo, é necessário listar as fontes de receita e catalogar todas as despesas e custos.
Ainda, um montante deve ser reservado para imprevistos e gastos não planejados. A maneira mais eficiente de fazer um orçamento detalhado é monitorá-lo e rever os valores com frequência. Assim, há como entender quando os recursos devem ser realocados, além de identificar outras variações nas receitas e despesas.
Tenha uma gestão de fluxo de caixa eficiente
Mais um aspecto essencial para um plano financeiro eficiente é a gestão do fluxo de caixa, por refletir a saúde das finanças empresariais. Uma gestão positiva da ferramenta contribui para que a companhia cumpra suas obrigações financeiras e progrida.
Além de monitorar as entradas e saídas de capital, como você aprendeu, projetar o fluxo de caixa para os meses seguintes facilita a identificação de déficits e reajustes. Ainda, um controle de caixa eficiente permite negociar com fornecedores e buscar melhores prazos de recebimento.
Identifique fontes de financiamento
O crescimento da empresa também é determinado pelo acesso a fontes de financiamento adequadas. Nesse campo, algumas possibilidades são reinvestir os próprios lucros, buscar contribuições de sócios ou soluções tradicionais, como empréstimos bancários.
Outras maneiras de obter capital para estruturar o plano financeiro empresarial podem advir de incentivos e subsídios do Governo ou investidores externos. Uma possibilidade nesse sentido são os financiamentos coletivos.
Monitore regularmente o desempenho financeiro
Por fim, faça um monitoramento constante da performance financeira do negócio. Para conferir resultados e acompanhar os processos de produção, vale a pena usar ferramentas e indicadores que rastreiam esses dados.
Assim, as demonstrações financeiras podem ser avaliadas e revisadas regularmente. Essas análises possibilitam ajustar o planejamento financeiro empresarial caso necessário. A medida também proporciona projeções da situação para os meses seguintes.
Neste texto, você conferiu dicas práticas para elaborar um plano financeiro empresarial eficiente. Ao elaborá-lo corretamente, a ferramenta se torna um dos pilares para o sucesso e crescimento do negócio, apresentando a situação atual e projetada.
Quer acompanhar outros conteúdos para se manter informado e aprimorar as finanças da sua empresa? Siga a Prospere Finanças no Instagram, Facebook e LinkedIn!