Contabilidade no Rio de janeiro

Descubra como funciona o processo burocrático de abertura de empresas e evite armadilhas com a Prospere Finanças.

Abrir uma empresa tem um processo burocrático que assusta e gera dúvidas nos empreendedores e, por isso, uma parte desses acabam desistindo de formalizar os seus negócios. Por isso, criamos esse conteúdo explicando todo o processo burocrático para realizar a abertura de empresa.

Entender o processo burocrático, por muitas vezes, é um processo exaustivo e confuso para o empreendedor. Devido à rotina corrida e as diversas atividades que ele realiza para manter seu negócio no mercado, é comum que os empreendedores não conheçam as especificações técnicas que abrir uma empresa exige.

Por esse motivo, o ideal é ter um suporte de um profissional da área para auxiliá-lo. Mas, para sanar algumas dúvidas, nesse artigo é possível entender como funciona o processo de abertura empresa.

Quais são as burocracias para abrir uma empresa?

São várias etapas necessárias para abrir uma empresa e a realização incorreta de uma delas, pode tornar o processo mais demorado. Confira algumas etapas desse processo:

1 – Verificar a disponibilidade do nome na Junta Comercial e fazer o contrato social

É muito importante fazer uma pesquisa no site da Junta Comercial para ver se o nome que você pensou para o seu negócio não está sendo utilizado por outro. Além disso, existe a possibilidade de busca do nome, no sistema RedeSi, atendendo tanto a Jucerja quanto o RCPJ, pois, alguns modelos de empresa só tem a economia fiscal, se registrados no Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

Após essa pesquisa e definição do nome do seu negócio, é necessário fazer o contrato social da empresa, especificando quais são as atividades, regime tributário e participação de cada sócio.

2 – Realizar o registro na Junta Comercial

Fazer o registro da empresa na Junta Comercial é o que vai fazer com que a empresa tenha validade jurídica.

3 – Obter o NIRE e CNPJ

O NIRE o Número de Identificação do Registro de Empresas, necessário estar com ele emitido para obter o CNPJ e, para isso, torna-se fundamental que a empresa tenha sido registrada como contribuinte da Receita Federal.

4 – Inscrição municipal e estadual

A depender do tipo de negócio e da atividade exercida por ela, será necessário realizar a emissão da inscrição municipal e estadual. Essa inscrição é necessária para as empresas que precisam realizar recolher o ICMS ou ISS.

5 – Alvará de funcionamento

Dependendo da atividade realizada pela empresa, torna-se necessário ter o alvará de funcionamento emitido por alguns órgãos regulamentadores e fiscalizadores.

Essas licenças são importantes, pois, elas vão garantir ao consumidor que a empresa está atendendo as condições necessárias para funcionar.

Qual é o profissional que pode me auxiliar no processo de abertura de empresas?

O profissional mais indicado para auxiliar o empreendedor no processo de abertura de empresas é o contador.

A área de contabilidade possui conhecimento técnico com os processos burocráticos que abrir uma empresa conta, isso significa que com esse auxílio vai existir mais agilidade nos processos e redução de custos, pois ele já sabe quais são os impostos e tributos que realmente precisam ser pagos pelo seu negócio.

A Prospere Finanças é a melhor opção para o seu negócio! Converse com a nossa equipe e entenda o que podemos fazer pela sua empresa.

Todo o processo burocrático que envolve uma abertura de empresa