Caracterizadas por serem estabelecimentos especializados criar espaços dedicados à prática adequada de atividades desportivas nos grandes centros urbanos, com vistas à promoção de saúde, as academias foram os estabelecimentos mais afetados pelo isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.
Entretanto, com a reabertura das portas, o mercado fitness voltou a figurar na lista dos principais negócios em alta em 2023. O reaquecimento do setor faz com que os salões das academias voltam a se encher, e o empreendedor precisa de estratégias para atrair mais clientes para seu negócio, visto que o ramo é disputado no país.
São mais de 35 mil unidades no país, e os números aumentam a cada dia. Para ser competitivo, o gestor precisa dar atenção aos negócios centrais dessas empresas — como na contratação de bons profissionais, ofertas de bons aparelhos e programas de treino.
Entretanto, uma boa gestão financeira é o pilar central de qualquer negócio, e, na base de tudo, está a emissão de notas fiscais.
Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo!
O que são notas fiscais e qual a importância para as academias?
A nota fiscal (NF) é o documento com reconhecimento jurídico, que garante a legalidade nas operações comerciais de qualquer natureza, seja ela de venda, produtos ou prestação de serviços entre uma pessoa jurídica e uma pessoa física ou entre empresas.
A importância da devida emissão e registros das NFs por academias está no fato de que demonstram boa procedência de produtos e serviços, e garante transparência e credibilidade frente aos fornecedores, clientes e parceiros de negócios.
Ao emissor, a nota fiscal simplifica a apuração de impostos e a prestação de contas à Secretaria da Fazenda dos estados e à Receita Federal.
Ao consumidor ou destinatário, as notas fiscais são a garantia da legitimidade da mercadoria ou conformidade com órgãos fiscalizadores de um serviço prestado. Ainda, garante acesso aos direitos do consumido protegidos pela legislação.
São, portanto, obrigatórias a qualquer empresa com CNPJ aberto e que opere regularmente, nos conformes da lei 8137/1990, que a regulamenta. Apenas os Microempreendedores Individuais (MEI) estão isentos de sua emissão.
Principais tipos de notas fiscais emitidas por uma Academia
As notas fiscais podem se apresentar em diversos modelos e formatos, sendo variáveis conforme o tipo de operação comercial realizada. Para as academias, três destes modelos são usualmente utilizados em suas transações cotidianas.
Conhecer cada uma delas, e suas especificidades, é muito importante, pois muitos empreendedores acabam por comprometer o compliance fiscal em seus negócios justamente por se confundirem sobre quais notas fiscais se aplicam a determinada operação comercial.
Nota Fiscal de Serviço
Este modelo de NF é muito utilizado por prestadores de serviços em geral e são úteis para academias. Entretanto, sua obrigatoriedade ocorre com mais frequência quando o tipo de serviço prestado é avulso ou excede aqueles cobertos em contrato.
Isso porque os serviços contemplados pelo plano do cliente são cobertos no ato da compra do pacote, o que nos leva ao segundo modelo de notas fiscais para academias.
- Nota Fiscal de Consumidor
A Nota Fiscal de Consumidor é o modelo obrigatório para transações de negócios varejistas. Seu objetivo é o registro da venda de serviços e produtos em transações presenciais, sendo este o modelo principal entregue a clientes que “fecham planos” com academias.
2. Nota Fiscal de Produto
Não é incomum que academias comercializem produtos fitness presencialmente, via e-commerces ou marketplaces. Se este é o caso de seu negócio, este modelo é sua garantia de procedência nestes casos. Para clientes que comprem de localidades remotas, é possível emitir a versão digital do documento.
Como realizar a emissão de notas fiscais em sua academia assertivamente
Agora que está familiarizado com quais notas fiscais emitir em cada situação, confira, a seguir, as etapas para garantir a eficiência na emissão do documento:
Emita um certificado digital
As transações comerciais acontecem cada vez mais via plataformas digitais. Para que as notas fiscais de sua academia tenham a mesma validade jurídica nos meios eletrônicos, você precisará de um certificado digital.
Eles podem ser adquiridos junto a empresas particulares ou expedidos pelo Governo Federal.
Credencie sua academia como empresa prestadora de serviço
Para a devida apuração das transações comerciais de sua academia, um processo complementar para garantir a autenticidade de suas notas fiscais é o cadastro na prefeitura de domicílio do negócio.
Escolha o emissor de nota fiscal
A esta altura, sua academia já terá praticamente todos os procedimentos para emissão de notas fiscais cumpridos. Por fim, será necessário realizar o credenciamento na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de seu estado e escolher um software emissor.
Existem diversos disponíveis no mercado, muitos deles gratuitos. Eles diferem entre si por funcionalidades e devem ser escolhidos conforme as necessidades de sua academia.
Conte com as soluções da Prospere Finanças!
Agora que você já entende o passo a passo para fazer emissão de notas fiscais para academias, que tal contar com uma contabilidade especializada?
A Prospere é uma contabilidade localizada no Rio de Janeiro com mais de 18 anos de mercado. Nossa equipe é especializada nas áreas de serviços contábeis, fiscais e tributários.
Conte com nossos consultores para a máxima assertividade na gestão de suas notas fiscais, garantindo controle acertado de custos, compliance fiscal e credibilidade de mercado.
Entre em contato e conheça nossas soluções!
Gostou do nosso conteúdo? Leia outros em nosso blog e nos siga nas redes sociais para mais dicas de sucesso para sua empresa!
Confira também: Planejamento orçamentário no Rio de Janeiro–RJ: como preparar sua empresa para 2023